Xscape - o album que prometia mais do que deu

Foram meses de expectativa aqueles que passamos até à estreia daquele que prometia ser um dos melhores albuns de Michael Jackson, e finalmente "Xscape" viu a luz do dia e o resultado na nossa opinião ficou um pouco alem do que prometia, embora tenha faixas boas a maioria do album é só material para fãs, que fazem de tudo para poder ouvir algo novo do seu idolo. Vamos aqui fazer uma revisão de cada faixa incluindo as versões originais incluidas na versão Deluxe, pois algumas delas são melhores do que as que foram trabalhadas por grandes produtores.

1 - LOVE NEVER FELT SO GOOD - ★
Decididamente o album abre com uma das melhores musicas de Xscape. O inicio arrepiante com os violinos que depois leva a uma mistura de musica disco com orquesta torna esta musica num dos grandes classicos da carreira de Michael Jackson.

2 - CHICAGO -
Chicago prometia ser uma das grandes faixas de Xscape, de tal forma que quando Timbaland falou pela primeira vez neste projecto disse que Chicago havia de ser um dos primeiros singles de Xscape. No entanto o instrumental deixa um pouco a desejar e em certas partes a musica dá-nos a sensação de que está incompleta. É um bom material para os fãs, mas para o publico em geral não é uma faixa digna do rei.

3 - LOVING YOU -
Embora não seja a pior faixa do album tem um som um pouco antiquado e a repetição até à exaustão de "Loving you... that's what I want to do" torna a musica um pouco cansativa. Mais uma que não era digna do Rei.

4 - A PLACE WITHOUT NO NAME -
É já na quarta faixa do album que a musica começa a melhorar. Nela conseguiram mesmo com um estilo de instrumental, modernizar-lo e torna-lo numa boa faixa para dançar. Não chega a ser um hino de Michael Jackson mas também não fica nada mal no reportorio.

5 - SLAVE TO THE RHYTHM -
Provavelmente de todas as musicas do album, esta era a que mais prometia ser uma das grandes surpresas do album, infelizmente desiludiu bastante. Para os mais atentos surgiu à algum tempo na internet uma versão desta musica com Justin Bieber que estava realmente muito boa. Infelizmente Timbaland pegou nela e deu-lhe o seu toque que(não querendo ser dramatico) estragou bastante a faixa. É no entanto de salientar os vocais fantasticos de Michael Jackson nesta faixa. É preferivel ouvirem a versão demo com o Justin Bieber.

6 - DO YOU KNOW WHERE YOUR CHILDREN ARE -
A letra desta musica, devido ao historial juridico de Michael Jackson, é um bocadinho assustadora. É mais uma que é um bom material para os fãs, mas para o publico em geral passavamos bem sem ela... O instrumental é interessante provavelmente um dos melhores no album. Contém muitas marcas do Michael Jackson(gritos...).

7 - BLUE GANGSTA -
Adoramos esta musica, é seguramente uma das melhores do album. Tem um toque de drama, tanto na letra como no intrumental. Muito boa.

8 - XSCAPE -
Assim que começamos ouvir Xscape percebemos porque é que o album ficou com este nome. É certamente uma musica epica uma das que facilmente se tornariam num classico de Michael Jackson. A introdução é espetacular, o instrumental está no ponto, um pouco menos de trombones não faziam mal a ninguem. Em certas partes faz lembrar a musica Jam do Michael. Bela forma de terminar o album Standard.

9 - LOVE NEVER FELT SO GOOD (VERSÃO ORIGINAL) -
Um classico é sempre bom, independentemente da versão em que é cantada. Pensem nesta versão como uma versão mais intimista ideal para pequenos concertos. Mas é sem duvida alguma um grande classico.

10 - CHICAGO (VERSÃO ORIGINAL) -
Decididamente "Chicago" foi uma faixa que não nos conquistou, na versão original apenas podemos salientar os vocais de Michael. Sim ele era um REI.

11 - LOVING YOU (VERSÃO ORIGINAL) -
Bem vindos ao Michael Jackson versão inicio da carreira a solo, esta é uma das faixas que estão melhores do que as que foram retrabalhadas para Xscape. É um verdadeiro momento de melancolia que fará as delicias de muitos fãs.

12 - A PLACE WITHOUT NO NAME (VERSÃO ORIGINAL) -
Aqui vemos algo que nunca tinhamos ouvido de Jackson, uma versão mais unplugged, mais simplificado. 

13 - SLAVE TO THE RHYTHM (VERSÃO ORIGINAL) -
Basicamente o que ouvimos aqui é uma versão demo da versão de Timbaland. Nota-se que é pouco trabalhada. Infelizmente esta musica nunca teve, oficialmente, todo o seu potencial explorado. Mas temos o dever de dizer que os vocais de Michael nesta musica são dos melhores da carreira dele.

14 - DO YOU KNOW WERE YOUR CHILDREN ARE (VERSÃO ORIGINAL) -
Esta é das musicas em Xscape que verdadeiramente beneficiaram de uma versão re-trabalhada.

15 - BLUE GANGSTA (VERSÃO ORIGINAL) -
Blue Gangsta é outra das musicas de Xscape que beneficiou, e neste caso BASTANTE, de uma versão re-trabalhada. Tem um instrumental MUITO simples, nada digno de Jackson. Mas por outro lado nesta versão podemos admirar melhor os vocais que são excelentes.

16 - XSCAPE (VERSÃO ORIGINAL) -
Esta foi a versão que foi divulgada na internet, também é uma das faixas que beneficiou do trabalho dos produtores neste projecto.

17 - LOVE NEVER FELT SO GOOD (FEAT. JUSTIN TIMBERLAKE) -
E quando se pensava que já se tinha ouvido Xscape oferece-nos mais uma versão da nossa faixa predilecta, e torna-a dançante, ainda mais animada e alegre. Fecha com chave de ouro a versão Deluxe.
 Nota Final:
Michael Jackson
Xscape - ★(3,4)
 

Ouve a versão completa no SPOTIFY e vê se concordas com a nossa opinião:

Comentários