A verdadeira historia por detrás do filme Compliance

Para aqueles que ainda não viram a nossa primeira Estreia da Semana o filme escolhido é o "Compliance". O filme, baseado em factos reais, conta a historia de uma empregada de um restaurante de fast-food que é vitima de um esquema criado por um falso policia que a obriga a situações humilhantes porque supostamente corria o risco de ser presa.

A verdadeira historia passou-se no dia 19 de Abril de 2004 num McDonalds no Kentucky, Estados Unidos da America. Louise Ogborn enfrentava mais um dia de trabalho no restaurante de fast-food fazendo umas horas extra derivado à sua mãe ter sido recentemente demitida.

Louise Ogborn

Foi enquanto tentava ganhar algum dinheiro extra que a sua chefe, Donna Summers, recebeu uma chamada alegadamente de um agente da autoridade que informava que Louise tinha sido acusada de roubar uma cliente. 
Donna Summers ao telefone com o "policia"
Donna chamou Louise para o escritório enquanto falava com o "policia". Depois de explicar do que estava a ser acusada foi dada a Louise 2 opções: Ou a revistavam ou tinha que ir para a esquadra.
Acreditando que do outro lado estava um Policia, Louise tirou toda a roupa ficando apenas coberta com um avental.

Como era uma noite complicada, Donna tinha que ir para o restaurante, e pediu a um dos empregados para ficar com Louise no escritório e continuando a falar com o suposto policia. Depois de alguns minutos o empregado sai do escritório alegando que não queria ter nada a ver com o caso. É aqui que o caso começa a ganhar contornos esquisitos, o Policia pede a Donna para chamar o seu noivo para tomar conta de Louise até que a policia chegasse ao local.

Walter Nix e Louise Ogborn

Ao falar com o Policia, Walter Nix, o noivo, começa a fazer pedidos que ultrapassam o normal desde saltar nua, a inclinar-se numa cadeira, e quando Louise não obedece a um dos pedidos do Policia e não chama o Nix de sr., o policia diz a Nix para lhe agredir nas nádegas violentamente. Uma das agressões foi repetida durante 10 longos minutos. É com Walter que este caso ganha um rumo muito mas grave. Após o policia ter dito a Walter, ele obriga Louise a fazer-lhe sexo oral. É aqui que é posto em causa todo este caso.

Estaria realmente alguém do outro lado? 
Como é que Walter deixou que aquilo acontecesse?


Donna é chamada ao telefone novamente pelo Policia, este pede-lhe que ponha outra pessoa a vigiar Louise. Desta vez é um senhor da manutenção que fica a falar com o Policia. É lhe pedido por telefone para retirar o avental à rapariga para a ver-la nua, ao ouvir isto o senhor conta tudo a Donna que se apercebe que algo está completamente errado. É ai que Donna liga para o seu chefe, cujo o policia afirma estar em linha com ele, o chefe diz-lhe que esteve a dormir a tarde toda e que não tinha falado com ninguém. Donna apercebe-se que Louise tinha sido vitima de um embuste.
Donna liga para a policia. A policia apareceu no restaurante em 5 minutos, o crime durou 3 horas.

O DESFECHO:
Como podem ver o crime foi horrível e as acções de Donna e Walter Nix continuam a ser questionadas. A policia continuou a investigar e descobriu que este era apenas a mais recente vitima de um crime que já acontecia à 10 anos. Depois de alguma investigação prenderam um individuo chamado David Stewart, mas em tribunal não conseguiram provar ter sido ele do outro lado do telefone. Ao saber que a McDonalds já tinha conhecimento de ataques semelhantes em restaurantes da marca, Louise processou a marca e recebeu 1.1 milhão de Dólares. Donna foi imediatamente despedida, mas recebeu 400 mil dólares pelo o que aconteceu naquela tarde, apenas não foi presa porque Louise interveio em auxilio dela no tribunal.

Aqui fica um video com imagens da camera de vigilancia que gravou tudo o que aconteceu naquele dia de Abril de 2004 no Kentucky:

Comentários